. Seguidores e agentes multiplicadores do conhecimento.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Carta ao PAI CELESTIAL








Olá Pai, como estás?

Espero que na sua paz, em paz.

Quanto a mim...estou bem, na batalha e contando com o Seu apoio para tudo e para todos os momentos. E por falar em momento, lembras daquele em que dentro da sua contínua esperança no ser humano, eu nasci – era 24/01 em Cuiabá.

Pois então...

Nos primeiros momentos da minha vida – fazia eu parte de uma família, depois mais uma. Que confusão para mim...nada entendi e quase o Senhor conseguiu confundir a minha cabeça de apenas quatro dias.

Mas o tempo passou e nunca me abandonaste, sempre presente do meu lado – firme e forte. Que grande Pai, creio que todos querem ter um assim. Me orientou, me ajudou a conhecer o mundo com suas diversidades, detalhes, mistérios e com a sua verdade me deu forças para deixar a minha terra e encarar o desconhecido - encarar um novo propósito e uma nova realidade. Esta totalmente diferente até então...mas com força e determinação dada por Você, as respostas às minhas dúvidas surgiram e tudo se encaixa...dentro do Seu tempo e dentro da Sua vontade.

Em Salvador conheci muitos dos seus filhos e Te parabenizo agora – soube criá-los. São amigos, hospitaleiros e que me deram o maior apoio. E por falar em filhos, olha a coincidência, eu conversando com o Senhor e sabes quem estás lendo esta minha carta? É isso mesmo - seus filhos, todos dentro das suas respectivas vidas dadas por Ti...com seus anseios, com suas dúvidas e alegrias. Um diferente do outro, mas todos em busca de paz...em busca de Ti. Com certeza tens um recado para dar para cada um e nessa certeza, darás.

Hoje se faz alguns anos que me colocaste no mundo...como passa rápido o tempo.

Durante dez anos passei essa data tão sagrada longe daqueles que me fizeram único, responsável, um adorador da educação e seu filho amado. Mas não necessariamente estavas só, pois és tão maravilhoso que mesmo não estando do lado dos meus pais, irmãos e parentes - eu tinha outros dos seus filhos do meu lado. Essa experiência de vida fez-me descobrir um dos maiores propósitos da vida :

Ver em toda senhora - minha mãe...

Ver em todo senhor - meu pai e,

Ver em toda pessoa – um irmão.

Mas nesse aniversário, estou aqui - do lado das pessoas que tanto me ajudaram, me instruíram e me educaram, só me cabe dizer: MUITO OBRIGADO POR TUDO.

Hoje é o meu aniversário.

Obrigado Pai por todos esses anos, esses dias...

Obrigado Pai...pelo dom da vida.

Eu, Prof. Josemar Dorilêo te agradeço.

domingo, 22 de janeiro de 2012

PROF. JOSEMAR DORILÊO - BRASILEIRO EM BUSCA DE UM DIGNO PAÍS.






Sou um brasileiro que se manifesta com a devida preocupação e inquietude em relação à educação neste país.

Árduo trabalho é o rumo pelo qual esta tem que tomar para destacar-se com firmeza perante aos diversos discursos que a tiram a importância.

Claro está, a verdadeira e boa educação, aquela capaz de fazer do homem um ser pensante e questionador, a qual levou o mesmo a evoluir-se através dos séculos, não pode conviver em meio a ruínas, entre as decisões apressadas e injustas – pois, se não há solidez suficiente na alma para sustentar ideias firmes e buscar com empenho a verdade, a educação nos resulta insípida, sem atrativo.

O que determina e qualifica um povo, não é precisamente o aspecto técnico e nem o político, mas um todo aparato educacional com ideias metafísicas, morais e históricas capazes de servirem para a guinada do desenvolvimento intelecto e social deste.

Atingir altos índices de alfabetização que apenas servem para aumentar a popularidade e a aceitação do governo, não pode ser a sua meta governamental, e sim priorizar a qualidade do ensino.

Como cidadão devo manifestar-me contra ou a favor daqueles que se prestam a nos governar. Como brasileiro trabalho e busco empenhar-me no papel social em prol da população, participando das mais diversas ações voluntárias para contribuir na estrutura deste país.

Nasci em Cuiabá... já morei em Fortaleza e hoje resido em Salvador. Experiências no campo educacional obtive no decorrer da vida e tais só me fizeram acreditar ainda mais na importância do ensino. Por isso, desde cedo, orientei-me por muitas vezes numa ideologia de luta e de mudanças. Trabalho na defesa de uma política sócio-econômica, capaz de transformar. Pois creio que o importante é ter uma consciência de luta, de justiça e de ajuda ao desenvolvimento social e educacional do Brasil.

No país, há considerável perda de recursos, sob a forma de exportação de capitais, importações desnecessárias, desenvolvimento de setores não-prioritários, desemprego e subemprego que, a princípio, poderia ser evitado. Os recursos assim poupados constituem um excedente acumulável que, uma vez reinvestido, tende a se reproduzir e ampliar. A verdadeira dificuldade está em mobilizar esse excedente, pois a interferência no uso desses recursos costuma contrariar interesses que, muitas vezes, encontram-se representados com muita força junto ao poder.

A guinada para o desenvolvimento deve ser precedida por mudanças políticas profundas ( especialmente a conquista da independência política e a formação de governos que coloquem o desenvolvimento nacional como objetivo principal ); a partir daí deverá fortalecer a ideia de “desenvolvimento”, um processo de transformação estrutural com o objetivo de superar o atraso histórico em que se encontra o Brasil e alcançar, no prazo mais curto possível, o nível de bem-estar social dos países considerados desenvolvidos. Só chegaremos a tal meta, se for implantada uma educação ampla, irrestrita e de qualidade – capaz de abrir novos rumos de conceitos, ideias e realizações.

Desejo chegar ao ano de 2022 - e não apenas comemorar meros 200 anos de um tal grito arranjado de liberdade, mas comemorar a verdadeira INDEPENDÊNCIA das mazelas, dos atrasos, da favelização, da violência e de um analfabetismo histórico e enraizado em nossos padrões que não nos fazem crescer como uma sociedade mais estruturada e capaz de buscar pelos seus direitos e ideais. Esse é o país que quero.

Eu, professor Josemar Dorilêo – em nome de todos, exijo uma devida responsabilidade para a questão. Pois quero com orgulho viver em um país de alfabetizados e sem fome, onde prevaleça a justiça.

Saiba governante, o Brasil não é de uma pessoa ou de nenhuma só entidade ou partido. Ele é além de meras vaidades e particularidades. É a pátria-mãe de muitos. Por isso, venho pedir-lhe o devido comprometimento com a população brasileira, em colocar de fato em prática mecanismos para se criar cidadãos capazes de fazer, questionar e de mudar. Valorize cada cidadão - não através de políticas assistencialistas, mas crie e desenvolva sólidas possibilidades para que ele viva bem dentro de uma sociedade digna e justa. Estarei atento à vossa pessoa e aos seus atos e lutarei naquilo que for preciso para ajudar o meu, o nosso país.


Prof. Josemar Dorilêo

Em nome da Educação e do Conhecer.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

CASADINHA E TICKET-BÔNUS PARA O AULÃO-DICAS DE ATUALIDADES. COMO ASSIM?










É isso mesmo, uma promoção relâmpago única para o Aulão-Dicas de Atualidades do Prof. Josemar Dorilêo.

Como participar desta oportunidade e ter acesso a QUATRO HORAS DE MUITA INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO?

I. Através do TICKET-BÔNUS: imprima o ticket em anexo e apresente na recepção no dia do Aulão-Dicas da sua escolha.
Valor: R$ 30,00.

II. Já a CASADINHA: faça a sua inscrição e traga um amigo por apenas R$ 50,00.
obs: esta promoção é válida até o dia 11/01/12
( quarta-feira ), independente do Aulão-Dicas escolhido.


IMPERDÍVEL


Prof. Josemar Dorilêo
81357977 / 92097838