. Seguidores e agentes multiplicadores do conhecimento.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

RETROSPECTIVA JD 2011 / PROF. JOSEMAR DORILÊO










É meia-noite do dia 31/12/2010, uma enorme multidão se espreme nas areias de Copacabana / Rio de Janeiro, inclusive eu. Nesse momento, há em diversos pontos da praia uma gigantesca queima de fogos...um espetáculo - começa 2011. Pedidos são feitos, desejos se fluem ...365 dias pela frente de muita luta, batalha, mudanças e assim foi 2011 – um ano que o mundo girou 180°.
No dia seguinte, pelas precárias e esburacadas estradas brasileiras, voltamos para Salvador e, em algum ponto do trecho, assisto pela TV a posse de Dilma Rousseff – a primeira presidente do Brasil, discurso feito - vamos ao trabalho, pois há e muita mudança necessária por ainda ser feita neste país. Mal começou o mandato, hackers atacam o site da presidência.
É verão...praia, sol e algo que infelizmente já faz parte das consequências das chuvas dessa estação – enchentes e deslizamentos por todo o Brasil, mas nada se comparou a tragédia na região serrana do Rio de Janeiro.
Pelo mundo, há uma insatisfação generalizada por parte dos árabes ocasionando manifestações, protestos, queda de ditadores e até mortes, inclusive a do ex-ditador líbio, Muamar Kadafi. Eis o retrato hoje do mundo árabe, tudo isso se denominou – Primavera Árabe.
A Crise Econômica Mundial só se agrava. Protestos surgem por trabalhadores e cidadãos insatisfeitos com situação, se manifestando principalmente contra os bancos, contra a globalização e contra o FMI – este, em virtude de um escândalo é afastado o diretor, sendo a atual diretora, Christine Lagarde. Dentro de todo esse contexto, A Grécia não tem condições de pagar suas dívidas e há um aumento substancial desse fenômeno na economia envolvendo outros países, chamados de PIGS e STUPID. A Zona do Euro continua abalada, empréstimos são feitos. O mundo, no sentido ilustrativo girou 180° - o Hemisfério Norte agora é Hemisfério Sul e Hemisfério Sul agora é Hemisfério Norte.
Com toda essa crise denominada de subprime, os Estados Unidos reduzem o seu crescimento econômico e para reduzir ainda mais os gastos, além de querer o atual presidente - Barack Obama cumprir com uma promessa de campanha, são retiradas as tropas estadunidenses do Iraque.
Superando todas as expectativas, alguns dos países que fazem parte do BRICS - agora mais forte com a presença da África do Sul - continuam crescendo economicamente. A China, uma das componentes deste grupo, tem hoje um peso enorme dentro do comércio mundial e brasileiro, se beneficiando, entre outros motivos, da adoção da chamada Desvalorização Artificial da sua própria moeda – iuan, causando um desconforto geral e aumento ainda mais a denominada Guerra Cambial.
Continua a existir pelo mundo os ataques terroristas, mas a captura e morte de Osama bin Laden marcam um ponto de virada, segundo os Estados Unidos, na luta contra o terrorismo, além de lembrar os 10 anos do atentado terrorista promovido pelo grupo Al Qaeda. E na Europa, surge uma luz no fim do túnel, comemora-se o Fim do Grupo Separatista Basco – ETA e, se tal fato ajudou no processo de paz na Espanha, o mesmo ainda não ocorreu no Oriente Médio, região afetada por constantes ataques terroristas e conflitos étnico-religiosos e políticos, cita-se: a Questão Palestina.
Os dias se passam, continuo a dar aulas e palestras em Salvador e nas demais cidades brasileiras até que chega a notícia – o Japão é devastado por um Tsunami. Foi uma entre tantas outras catástrofes naturais que se seguiram por todo o ano. O Brasil e o mundo ainda continuam a destruir, no ano que vem expira o Protocolo de Kyoto e nada se cumpriu, tentam alguns se mobilizarem através de encontros ambientais, como foi o da África do Sul - COP 17.
Na África – continente marcado pela fome, miséria e conflitos étnicos e religiosos, em 2011 quase nada se alterou, infelizmente. Mas temos uma notícia boa, depois de anos de guerras e mortes, o Sudão permite a criação de um novo país – surge o Sudão do Sul, que apesar de já nascer como sendo o país mais pobre do mundo, pelo menos agora podem tentar melhorar seu quadro de miséria tendo paz.
Voltando para o Brasil, polêmicas foram as tentativas para publicarem e distribuírem a Nova Cartilha do MEC e o Kit Anti-Homofobia. Segundo o próprio governo, seriam medidas tomadas para reduzir o preconceito, principalmente após um atentado ocorrido numa escola no Rio de Janeiro, cometido por um homem que entrou atirando numa escola da cidade do Rio de Janeiro, causando a mortes de alguns estudantes. E, ainda neste país, mais caos urbano, nenhuma ou pouca mudança em termos de melhorias no quadro da mobilidade urbana e um aumento assustador da violência no campo e nas cidades. O que mais se pensa hoje em terras tupis, é nas construções dos estádios de futebol para a Copa de 2014.
Enquanto isso nos bastidores da política brasileira - mais corrupção, aumentos absurdos dos próprios salários, queda de ministros e mesmo mediante a existência da Lei Ficha Limpa, foram empossados vários políticos sujos com a justiça. A história se repete...mas algo de novo surge no Brasil, pequenas manifestações foram formadas e no bom sentido da palavra – insignificantes, mediante aquilo que nós podemos e somos capazes de fazer, mas é dado o primeiro passo.
Na região Norte surge um movimento separatista estadual, através de um plebiscito – quiseram separar em três partes o Pará – surgiria se houvesse de fato a confirmação nas urnas do “SIM”, o surgimento de novos estados – Carajás e Tapajós. Mas essa tendência não está restrito só ao Pará, há hoje no Brasil, outros movimentos.
2011 fora marcado por inúmeras mortes seja no campo esportivo, artístico, científico e político. Cita-se: José Alencar, Sócrates, Steve Jobs, Amy Winehouse, Elizabeth Taylor, Kim Jong-il, entre outras. Em relação a este último citado, resta ao mundo ficar atento ao seu sucessor e agora presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-un.
A América Latina, dentro das suas tantas mazelas, continua apresentando índices insignificantes de crescimento econômico e social, novos líderes surgiram, outros terminaram seu mandato e o câncer afeta alguns, como o ex-presidente Lula.
Eis o retrato de 2011 - nesse ano sorri, chorei, aplaudi, me indignei...mas cresci e amadureci ainda mais. Essa é a maior razão do nosso existir - sermos o autor da nossa própria vida.
E que seja a Retrospectiva JD 2012 ...
mais humana
mais harmoniosa
mais consciente – já que teremos eleições
mais cidadã
mais próspera
e que todos possam...
escutar
saber dos seus limites
ter acesso a educação
ter acesso a um digno atendimento médico, hospitalar
tolerar e viver em paz.


Prof. Josemar Dorilêo
Em nome da educação e do conhecer.

Nenhum comentário: