. Seguidores e agentes multiplicadores do conhecimento.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

EXISTEM MOTIVOS PARA COMEMORARMOS A NOSSA INDEPENDÊNCIA?


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
AS ORIGENS DO PROCESSO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL ESTÃO LIGADAS AO AGRAVAMENTO DA CRISE DO SISTEMA COLONIAL, SINALIZADO PELAS REVOLTAS DO FINAL DO SÉCULO XVIII E COMEÇO DO XIX, COMO A INCONFIDÊNCIA MINEIRA, A CONJURAÇÃO BAIANA E A REVOLTA PERNAMBUCANA. SOMAM-SE AINDA AS IDEIAS LIBERAIS ADVINDAS DA INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS E DA REVOLUÇÃO FRANCESA. CRESCIA A CONDENAÇÃO AO ABSOLUTISMO MONÁRQUICO E AUMENTAVAM AS PRESSÕES CONTRA O MONOPÓLIO COMERCIAL E O EXCESSO DE IMPOSTOS. TAMBÉM CONCORRE PARA A INDEPENDÊNCIA A INSTALAÇÃO DA CORTE PORTUGUESA NO BRASIL, QUE TOMA MEDIDAS COMO A ABERTURA DOS NOSSOS PORTOS E A CRIAÇÃO DO REINO UNIDO DO BRASIL. PARALELO A ISSO, PORTUGAL PASSAVA NESSE PERÍODO POR UMA GRAVE CRISE ECONÔMICA.

A PROCLAMAÇÃO DA NOSSA INDEPENDÊNCIA, DE UM CERTO MODO FORA “ACEITA”PELA CORTE PORTUGUESA, POIS ESTA NÃO TINHA CONDIÇÕES SUFICIENTES PARA RECUPERAR SUA COLÔNIA, ALÉM DE RECEBER DA MESMA O GRANDE MONTANTE EM 2 MILHÕES DE LIBRAS ESTERLINAS. ESSE FOI O PREÇO DA NOSSA “INDEPENDÊNCIA”, CONSOLIDADA MEDIANTE ACORDOS E A UM EMPRÉSTIMO PERANTE A INGLATERRA, QUE NO SEU AUGE DE POTÊNCIA INDUSTRIAL, PERCEBIA QUE SERÍAMOS MAIS UM PAÍS DEPENDENTE DO SEU PODERIO ECONÔMICO.

OS ESTADOS UNIDOS MANIFESTOU-SE A NOSSO FAVOR, POR INTERESSES PRÓPRIOS VISANDO COM ISSO AMPLIAR SEU DOMÍNIO SOBRE A AMÉRICA. DENTRO DESSE CONTEXTO NÃO FIRMOU-SE NADA, E SIM PACTOS DE INTERESSES. CONTINUOU A NOSSA FORTE DEPENDÊNCIA EM RELAÇÃO ÀS METRÓPOLES DE UM SISTEMA DENOMINADO CAPITALISMO.

NOVAS POLÍTICAS SÃO ADOTADAS, NOVAS CONCEPÇÕES DEFINEM O “JOGO” PELO QUAL O BRASIL PARTICIPA COMO MERO ESPECTADOR. UM ESPECTADOR QUE CRUZA OS BRAÇOS MEDIANTE A SUA PRÓPRIA INCAPACIDADE DE SE FIRMAR COMO POTÊNCIA E SE DEIXA A DESEMPENHAR O PAPEL DE FOMENTAR O DESENVOLVIMENTO ALHEIO.

A INDEPENDÊNCIA POR COMPLETA, REQUER UMA MOBILIZAÇÃO TOTAL DE TODOS OS SEGMENTOS DA SOCIEDADE, E PRINCIPALMENTE DE UM GOVERNO QUE COLOQUE O DESENVOLVIMENTO NACIONAL COMO OBJETIVO PRINCIPAL, FORTALECENDO A PARTIR DAÍ A IDEIA DE “DESENVOLVIMENTO”, E SUPERAR O ATRASO HISTÓRICO E POLÍTICO EM QUE SE ENCONTRA O PAÍS.

POVO POBRE DE UM BRASIL RICO, SAIBA DO SEU POTENCIAL – JUNTOS SOMOS CAPAZES, REDEFINA TAL QUADRO, A COMEÇAR PELO VOTO CONSCIENTE E A LUTAR PELA NOSSA PRÓPRIA DIGNIDADE E SOBERANIA. ESSA É A GRANDE META PARA ALCANÇARMOS A VERDADEIRA INDEPENDÊNCIA.
PROF. JOSEMAR DORILÊO

Nenhum comentário: