. Seguidores e agentes multiplicadores do conhecimento.

sábado, 18 de agosto de 2012

PROF. JOSEMAR DORILÊO / PROCURADO POR EDUCAR.
















Sou um brasileiro que se manifesta com a devida preocupação e inquietude em relação a educação deste país.
Árduo trabalho é o rumo pelo qual esta tem que tomar para destacar-se com firmeza perante aos diversos discursos que a tiram a importância.
Claro está, a verdadeira e boa educação, aquela capaz de fazer do homem um ser pensante e questionador, a qual levou o mesmo a evoluir-se através dos séculos, não pode conviver em meio a ruínas, entre as decisões apressadas e injustas, pois se não há solidez suficiente na alma para sustentar ideias firmes e buscar com empenho a verdade, a educação nos resulta insípida, sem atrativo.
O que determina e qualifica um povo, não é precisamente o aspecto técnico e nem o político, mas um todo aparato com ideias metafísicas, morais e históricas capazes de servirem para a guinada do desenvolvimento intelecto e social deste.
Atingir altos índices de alfabetização que apenas servem para aumentar a popularidade e a aceitação do governo, não pode ser a meta governamental, e sim este deve priorizar pela qualidade.
Como cidadão devo manifestar-me contra ou a favor daqueles que se prestaram a nos governar. Como brasileiro trabalho e busco empenhar-me no papel social em prol da população, participando das mais diversas ações voluntárias, contribuindo assim na estruturação deste país.
E enquanto ao sistema onde vivemos?
Este estimula as pessoas a lutarem freneticamente por tudo aquilo que as desfiguram em sua própria essência: a ambição e a ganância sem limites, a fome pelo poder que oprime os outros, o consumo desenfreado, o narcisismo e a ostentação, o individualismo, a inveja e a competição a qualquer preço.
O que fazer diante dessa situação?
A atividade solidária é a saída, em favor da promoção e pela defesa da dignidade do ser humano, especialmente dos marginalizados pela pobreza e pela miséria.
O contato social é a base da vida social. E o passo inicial para que ocorra qualquer associação humana. Os contatos sociais podem ser diretos, face a face e, que tenham uma base emocional, pois as pessoas envolvidas compartilham acima de tudo suas experiências individuais; provocando assim, uma interação social, pois há compartilhamento dos indivíduos.
Agir e fazer, são atitudes de tamanha importância que cabe a sociedade conscientizar-se disso, a partir do pressuposto que a quem cabe realmente tamanha responsabilidade – no caso do governo, esse não se manifesta, não cumpre para com os seus deveres prioritários, que são em suma proporcionar bem-estar social para toda a população. Mediante a esse quadro, cabe a mim, empenhar-me nessa questão como educador voluntário.
Sou natural de Cuiabá, e realizei tal trabalho em uma favela em Fortaleza. Possuía em torno de vinte e cinco educandos, cada qual dentro da sua “procura” pelo conhecer. Eram carentes, necessitados de algo e, desprovidos de todo aparato capaz de lhes fazerem ser indivíduos que possam lutar e questionar. Atualmente resido em Salvador, onde ainda presto tal trabalho em comunidades carentes.
Este é o meu papel, faça-o por achar necessário. Faça o seu, sabendo que há pessoas que precisam de tal e, que estas buscam serem cidadãos dentro de um injusto país chamado Brasil.
Procurado o Prof. Josemar Dorilêo é por querer mudar, por querer fazer diferente...por trabalhos a favor da educação.

PROF. JOSEMAR DORILÊO.
PROF. PROCURADO POR EDUCAR

Nenhum comentário: